Para ouvir, clique Play:

Host, Boss, Timoneiro, Contínuo, Editor-Chefe, Asno Volante e Office-Boy:  Carlos Del Valle

(Ruim de matemática como sempre, Carlos Del Valle falou no programa que esta é a parte 5 do Especial, mas todos sabemos agora que é a parte 6).

Convidados deste programa:

Valesi, do Edição Rápida

podcast patreon 550

Nossos sinceros agradecimentos a nossos amigos que ajudam nosso projeto no PATREON! Saudações a nossos patronos Leandro de Souza, Pablo Ocerin, Eduardo Martins, Rubens Netto, Débora Almeida, Alexandre Pires, Thiago Vilela, Marco Oliveira, Wreygan Gomes, Mateus Ferreira, Bernard Port, André Lima, Bruno Shinosaki – Fim do Grid, Bruno da Mata, Ricardo Bunnyman, Anthony Santos,William Schlichting, Diego Proença, Marco Santo, Alísio Meneses e Cesar Augusto.. Você também pode colaborar com o Podcast F1 Brasil, com quantias a partir de 1 Obama/mês.

Grupo do Podcast F1 Brasil – Roda com Roda no Facebook

suzuka cut crop 2

Programas anteriores desta série:
Parte 1: PF1BR 28 Origens Pré-F1
Parte 2: PF1BR 53 Era Benetton
Parte 3: PF1BR 78 Era Ferrari sem Títulos
Parte 4: PF1BR 105 Era Ferrari a Tempestade Perfeita
Parte 5: PF1BR 123 Anos Finais na Ferrari

SCHUMACHER PARTE 5: ERA MERCEDES

O HIATO 2007-2009
A Ferrari o queria como assistente do, então, nomeado CEO, Jean Todt. No final, foi nomeado como conselheiro e agia como um “super assistente” de Todt. Vale lembrar que nessa época, chegou a fazer testes no final do 2007, visando o desenvolvimento do carro para a temporada seguinte.

Em 2008, correu de Ducati pela IDM-Superbike, dizendo que foi a experiência mais incrível da vida dele. A segunda, teria sido pular de para-quedas.

Em 2009, ocorreu o acidente da mola do Felipe Massa. Schumacher foi prontamente escolhido para substituir o Massa, chegou a fazer um teste com o carro de 2007, mas acabou tendo que abdicar da vaga, devido a uma lesão no pescoço sofrida naquele mesmo ano, num acidente de motocicleta.

Essa preparação para substituir o Felipe, reacendeu a chama da F1 e aliado ao projeto Mercedes e a oportunidade de trabalhar com Ross Brawn novamente, o fizeram voltar.

Lauda voltou em 1982 aos 33, Mansell em 1994 aos 41. O piloto mais velho a ser campeão é Fangio, 46.

2010

Idade de Michael Schumacher ao início da temporada: 41 anos.

Nico Rosberg (idade 24 anos)

Pontos: Rosberg 142 x 72 Schumacher.

Schumacher chegou três vezes em quarto. Rosberg teve três pódios em terceiro.

Diferenças para os velhos tempos: ausência de reabastecimento (que existia desde 1994), e pneus dianteiros mais estreitos. Jenson Button também confirmou que o carro foi desenhado com base em seu estilo, e não no de Schumacher.

Mercedes terminou em quarto no Campeonato de Construtores.
Valencia: pior posição de chegada da carreira: 15º.

Intercorrências no ano:
Punido em Mônaco por ultrapassar Alonso na relargada após o Safety Car.
Punido na Hungria, quando quase jogou Barrichello no muro.

Lance importante: foi decisivo para a disputa do título na última corrida, em Abu Dhabi. Schumi rodou na primeira chicane e foi atingido por Liuzzi, desencadeando um Safety Car. Petrov parou nesse momento, Alonso não, e o resto é história.

Primeira temporada da carreira sem vitórias, poles, pódios ou voltas mais rápidas.

2011
Melhor prova do retorno: Canadá, quase subiu ao pódio, mas chegou em 4º, que foi o melhor resultado da Mercedes no ano.
Liderou no Japão. Primeira vez desde 2006

Colisão na traseira de Sergio Pérez no GP de Cingapura:

Mercedes novamente em quarto no Campeonato de Construtores.
Desta vez maior equilíbrio contra Rosberg, mas ainda perdendo por 89 a 76 pontos.

2012

Mercedes caiu para quinto no Campeonato de Construtores, com a melhora da Lotus. Detalhe: a Mercedes marcou menos da metade dos pontos da quarta colocada Lotus (142 contra 303 pontos).

Vitória de Rosberg no GP da China, primeira da Mercedes desde 1955. Largou em 2º na China ao lado de Rosberg, mas abandonou ao ser liberado do primeiro pit stop com a roda dianteira direita ainda solta.

Talvez no melhor momento da carreira na Mercedes, Schumacher foi pole em Mônaco, mas por penalização, largou em sexto. Ele havia tomado cinco posições por ter batido na traseira de Bruno Senna na freada da curva 1, no GP da Espanha.

Colisão também na traseira de Jean-Éric Vergne no GP de Cingapura, pedindo desculpas já no momento do acidente.

Chegou em 3º em Valência, tornando-se o piloto mais velho a subir ao pódio desde Jack Brabham no GP da Inglaterra de 1970, que tinha 44 anos à época.

Marcou 77ª volta mais rápida da carreira na Alemanha e ultrapassou as 300 corridas na Bélgica.

Na semana do GP do Japão, no mês de outubro, foi anunciada a contratação de Lewis Hamilton pela Mercedes, num contrato para três anos, e na mesma semana Michael Schumacher anunciou sua aposentadoria em definitivo da F1.

ANÁLISE
Prejudicou o legado? Não. Talvez tenha prejudicado um pouco as estatísticas de percentagens, mas os sete títulos e 91 vitórias continuaram intactos. Na época, foi difícil avaliar Schumacher na Era Mercedes devido ao fato de Rosberg ser uma grandeza desconhecida. Hoje sabe-se que Rosberg é rápido e consistente o suficiente para bater um multicampeão envelhecido.

Grupo do Podcast F1 Brasil – Roda com Roda no Facebook

GASOLINA-STORE-BANNER-JPEG

Email: contato@podcastf1brasil.com.br

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Estamos também na TuneIn Radio e no Stitcher, além do iTunes

Música podsafe / Creative Commons: Brother Love e American Heartbreak

Feed do Podcast F1 Brasil: http://feeds.feedburner.com/PodcastF1BrasilPodcast

Categorias: Podcast

Carlos Del Valle

Podcaster. Imerso em Fórmula 1. Nada mais lógico do que um podcast sobre Fórmula 1.

3 comentários

João Vítor Dieter · 18 de janeiro de 2016 às 0:28

Aeh schumi

Rodrigo "Digão" · 18 de janeiro de 2016 às 0:33

segundo lugar!

João Vitor Esteves · 18 de janeiro de 2016 às 0:44

enquanto houver paixao por ouvir este podcast vai ter motivaçao pra tentar ser o jump start , essa seria a frase que iria postar nos comentários pois previ que seria um especial sobre o Schumacher, aqui deu uma falha catastrófica na hora de comentar vou postar o link do bug que deu aqui https://twitter.com/hoonigan47/status/688912909821472768

Deixe seu Comentário