Para ouvir, clique Play:

mansell senna 1991

Host: Carlos Del Valle

Convidados deste programa:

Valesi, do Melhor Blog sobre Nada

Sérgio Siverly, do Boteco F1

Eduardo Casola Filho,  da rádio Push to Pass

Patetices habituais com erros de gravação no final do programa.

Felipe Massa após vencer o GP da Espanha de 2007, tendo prevalecido sobre Alonso na primeira curva

Felipe Massa após vencer o GP da Espanha de 2007, tendo prevalecido sobre Alonso na primeira curva

A Pista:

  • Pista do tipo “medidor de downforce”
  • Assim como Shanghai, limitada pelo pneu dianteiro esquerdo
  • Reformas para tentar melhorar a quantidade de ultrapassagens
  • Mudanças de elevação
  • Largada no começo da reta (atinge-se grandes velocidades antes da primeira curva)
  • Curvas famosas: Três (Renault) e Nove (Campsa)
  • Curvas com nomes corporativos

GP da Espanha de 1996 (Indicado por: Valesi)

  • Grid: Hill, Villeneuve, Schumacher
  • Schumacher: 1ª vitória pela Ferrari
  • Pódio ainda com Alesi e Villeneuve
  • Pedro Paulo Diniz (primeira vez que pontuou)
  • Schumacher largou mal, caiu de terceiro para sétimo
  • Na chuva, Schumacher começou a virar de dois a três segundos mais rápido que o resto da patuleia. Na volta 13, tomou de vez a liderança.
  • Enquanto isso, Hill rodava feito baiana de escola de samba. Abandonou no terceiro strike.
  • Rosset, o terceiro brasileiro na corrida, teve sua Footwork abalroada pelo barbeiro Coulthard e abandonou na primeira volta
  • Vitória esmagadora de Schumacher sob chuva torrencial, talvez a versão germânica de Donington Park 1993

GP da Espanha de 1991 (Indicado por: Sérgio Siverly)

  • Primeira corrida com Max Mosley como presidente da FIA, substituindo Jean-Marie Balestre;
  • Estreia de Alex Zanardi na F1 pela Jordan, substituindo Roberto Pupo Moreno;
  • Nigel Mansell tinha machucado o tornozelo num jogo de futebol na semana anterior a prova;
  • Choveu pela manhã e isso deixou a pista molhada, na hora da prova, tempo seco;
  • Após a primeira volta, a ordem era Berger, Senna, Schumacher, Mansell
  • Mansell passou Schumacher e começou a caçada para pegar Senna, protagonizando uma das cenas mais antológicas da F1 quando a McLaren e a Williams ficaram lado a lado soltando faíscas e o vísivel ar nas asas; Clássico ouvir a voz do Hunt na transmissão inglesa
  • Berger perdeu a liderança num problema nos boxes com a troca de pneus
  • Senna errou na entrada da reta prinicipal e rodou, caindo para a 5ª posição;
  • Mansell foi para cima do Berger e passou. PS: (Tem uma cena idêntica a com a que ele e Senna protagonizaram voltas atrás)
  • Berger abandona
  • Final Mansell, Prost, Patrese, Alesi e Senna
  • Essa prova foi a antepenúltima da temporada, precedendo a decisão do título entre Senna e Mansell em Suzuka.

GP da Espanha de 2001 (Indicado por: Edu Casola Filho)

  • Passeio do Mika com grande vantagem, vibrações na Ferrari #1
  • Última volta e… catástrofe para McLaren. Regozijo da Ferrari. Falha fatal de embreagem para Häkkinen. Schumacher herda a vitória e cumprimenta o finlandês no pit lane
  • Reestreia do controle de tração (banido em 1994)
  • Primeiros pontos e primeiro pódio de Juan Pablo Montoya
  • Jacques Villeneuve voltando ao pódio
  • Primeiro pódio da BAR
  • Brasileiros: Barrichello quebrou, Burti estreando pela Prost P11, Tarso Marques em último, Bernoldi também quebrou
  • Primeira corrida de Fernando Alonso em casa (terminou na frente das duas Benetton)
  • Azares da McLaren (Coulthard parado no grid)

GP da Espanha de 2007 (Indicado por: Del Valle)

  • Barba, cabelo e bigode de Felipe Massa: pole, melhor volta e vitória.
  • Ano clássico
  • Grid: Ferrari McLaren Ferrari McLaren (Massa, Alonso, Kimi, Hamilton)
  • Grande lance da corrida na Largada: Massa e Alonso largam bem , mas a largada é bem longe da primeira curva, então Alonso pega o vácuo de Massa e chega a ficar à frente da Ferrari do Felipe. Mas o Felipe massa ao melhor estilo Felipe Massa não afrouxou nem um pouquinho, tocou o espanhol na grama em pleno grande prêmio da espanha, e conseguiu sair da primeira chicane em primeiro.
  • Belo vídeo onboard do Alonso no post, muito legal, dá a impressão que ele conseguiu passar o Massa, mas leva aquele totozinho básico.
  • Alonso caiu para quarto com o chega pra lá de Massa, acabou ganhando a terceira posição quando a Ferrari de Kimi teve uma pane eletrônica no motor.
  • Quem veio quietinho, largou em quarto e chegou em segundo, foi o estreante na F1 Lewis Hamilton. Na quarta corrida da temporada, este foi seu quarto pódio, assumindo a liderança do campeonato.
  • Hamilton se tornou o mais jovem líder de campeonato na história, assumindo o recorde do patrono Bruce McLaren

Segundo Round Massa x Alonso: Nürburgring 2007

  • Nürburgring 2007, seis corridas depois: Alonso ganhou, ultrapassando Massa faltando poucas voltas, mas os dois se tocaram durante a ultrapassagem
  • Cena famosa do Alonso meio (totalmente) marrento descendo da McLaren e mostrando para a câmera a marca do pneu de Massa no radiador na McLaren, fazendo sinal com o dedo “assim não, não não”.
  • Os dois discutiram na antessala do pódio, Alonso disse que ele tentou empurrá-lo para fora, “como fizera em Barcelona”, os dois em italiano, Massa berrando “vá cagar, vá cagar, você ganha e ainda vem reclamar
Fiquei imaginando como deveria ser Mansell jogando futebol. Fiquei arrependido de tentar imaginar.

Fiquei imaginando como deveria ser Mansell jogando futebol. Fiquei arrependido de tentar imaginar.

Email: contato@podcastf1brasil.com.br

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter

Estamos também na TuneIn Radio e no Stitcher, além do iTunes

Música podsafe / Creative Commons: Brother Love e American Heartbreak

Feed do Podcast F1 Brasil: http://feeds.feedburner.com/PodcastF1BrasilPodcast


Carlos Del Valle

Podcaster. Imerso em Fórmula 1. Nada mais lógico do que um podcast sobre Fórmula 1.

15 comentários

Valesi · 5 de maio de 2014 às 15:12

Deve ser outro banho das Mercedes. Mas daí pra trás, não dá pra cravar mais ninguém, hein?

    Carlos Del Valle · 6 de maio de 2014 às 1:34

    Mais um final de semana esperançoso com Williams/Felipe, devido ao circuito limitado pelos pneus dianteiros 😛

Sérgio Siverly (@SergioSiverly) · 5 de maio de 2014 às 18:55

Na discussão do Massa e do Alonso, quase que eles se pegaram mesmo, hein? O Ron Dennis chega a falar: “Calma, garotos”. E hoje são colegas. Talvez por isso.

Me lembrou Senna e Lauda em 1985. Acho que os dois se enfrentaram enquanto homens e ganharam o respeito um do outro ali,

Eduardo Casola Filho · 5 de maio de 2014 às 20:05

Se não me engano, essa corrida de 2007 foi transmitida só até a metade no Brasil, porque estava tendo uma missa do papa Bento XVI no Brasil. Lembro que pararam na metade e depois transmitiram o resto.

Du Patriota · 5 de maio de 2014 às 20:46

Poxa que decepção pensei que ia ter um podcast sobre o Senna…

Du Patriota · 5 de maio de 2014 às 20:54

Vc vê né depois da era do Schumi e antes da era Vettel tivemos bons anos da F1 principalmente o de 2007 que foi lembrado ai e o 2010 tb.

    Carlos Del Valle · 6 de maio de 2014 às 1:24

    Concordo plenamente, na minha opinião são temporadas clássicas do começo ao fim 🙂

Rafael Yokota (@rafah_yokota) · 5 de maio de 2014 às 23:14

Lembro dessa vitória do Massa em 2007, foi quando achei que ele teria futuro, afinal jogar o Alonso pra fora não é pra qualquer um. HAHA

    Carlos Del Valle · 6 de maio de 2014 às 1:28

    O Massa é um cara bom, mas teve um certo azar (quebras em Melbourne e Monza, vacilo com o regulamento em Montreal). Para ter sido campeão teria que ter sido uma “tempestade perfeita”. Já Kimi por exemplo foi campeão com duas quebras (Barcelona, Nurburgring), tinha mais café no bule quando precisou

Victor Penteado · 6 de maio de 2014 às 4:09

Muito belo podcast. Adoro essas crônicas. Porém, deixo aqui minha crítica construtiva: o áudio do Siverly às vezes dá umas falhasm oscilando o som de um jeito irritante. O som do microfone do Cassola é baixo e apresenta a mesma falha :v

De resto, tudo perfeito.

    Carlos Del Valle · 6 de maio de 2014 às 14:38

    Obrigado Victor, esse tipo de crítica construtiva é bastante valioso 🙂 Estamos sempre trabalhando em maneiras para melhorar nosso setup de áudio, mas as gravações tanto o programa pré-Barcelona como o pré-Mônaco são de dois meses atrás. Teoricamente, algumas daquelas “questões” já foram corrigidas.

    Então, a boa notícia é que nos programas pós-GP o áudio está melhor, a princípio. Segunda-feira que vem você confere e nos conta… Já a má notícia é que o som do pré-Mônaco que vai sair daqui a 15 dias tem umas “questões” no áudio ainda rsrsrsrs… abraço

Tiago Oliveira · 6 de maio de 2014 às 9:34

Séria candidata ao GP mais chato do ano, veremos. Segundo o Corradi, “agora vai” pra Red Bull.

Parabéns pelo podcast, conseguir deixar interessante esse GP que mais parece um “teste valendo ponto” é um feito e tanto, uma efeméride que obliterou a monotonia.

    Carlos Del Valle · 6 de maio de 2014 às 14:42

    Hahaha, “efeméride que obliterou a monotonia”, excelente… 😛

Novidades no Nosso Site: Instagram e Especiais | Podcast F1 Brasil · 8 de maio de 2014 às 16:59

[…] exemplo, nos últimos dias você acompanhou belas imagens referentes ao nosso Especial Pré-GP da Espanha (Crônicas de Barcelona), com cenas decisivas, carros e pilotos que participaram dos duelos mencionados no programa. Sem […]

Deixe seu Comentário