No próximo final de semana teremos as 24h de Le Mans 2013. Vamos iniciar os festejos falando da vitória do ameaçador Helmut Marko na corrida de 1971. Acho que todos os cabeças de gasolina sabem que Marko é o Conselheiro Especial da Red Bull, por vezes acusado de privilegiar Sebastian Vettel em detrimento do nosso amigo pula-pula Mark Webber. Marko também ganhou notoriedade pela demissão repentina dos jovens Buemi e Alguersuari da Toro Rosso ao final de 2011. Para quem precisa de um refresco na memória, segue uma foto atual de Helmut Marko.

O passado de Helmut Marko como piloto nos apresenta uma carreira curta, porém muito rica e encerrada com uma tragédia. Amigo de infância do campeão Jochen Rindt, o austríaco se formou em Direito e passou a se dedicar cada vez mais ao esporte a motor. Devido ao diploma, ele é muitas vezes citado como “Dr. Helmut Marko”, inclusive nos resultados das 24h de Le Mans que ele venceu:

A versão austríaca do Dr. Sócrates

A versão austríaca do Dr. Sócrates

As 24h de Le Mans de 1971 foram uma corrida um pouco atípica. Consta que o jornalista titular da Motor Sport não se deu ao trabalho de ir pessoalmente cobrir o evento, mandando um substituto. O motivo seria o pequeno número de protótipos, apenas sete Porsche 917 e nove Ferrari 512M, com o restante do grid sendo preenchido basicamente por inúmeros Porsche 911 Carrera, dos tempos do motor a ar. Hoje em dia isso soa como mágica para os cabeças de gasolina, mas na época foi considerado um grid meio ordinário. A edição de 1971 foi a primeira a ter a largada em movimento, à maneira da Indy, abandonando a tradicional correria dos pilotos a pé em direção aos carros.

A Besta-Fera 917K de 1971. Esta foto foi feita pelo Pandini GP no Museu da Porsche.

A Besta-Fera 917K de 1971. Esta foto foi feita pelo Pandini GP no Museu da Porsche.

Houve o duelo entre os Porsche 917 “rabo-longo”, que passavam de 380 km/h no retão, e os Porsche 917 “rabo-curto”, mais rápidos em curvas. Os Porsches com o mítico esquema de cores em azul-claro da Gulf largaram da pole position, mas tiveram problemas mecânicos, entregando a liderança para a Ferrari 512M de Juncadella/Vaccarella, que também quebraria. Quem herdou a liderança foi justamente o Porsche do Dr. Helmut Marko, dividido com o holandês Gijs van Lennep (naqueles velhos tempos era permitido fazer as 24h em dois pilotos). O Porsche 917K de Marko/van Lennep tinha o chassis de magnésio, com configuração “rabo-curto”. Ainda foi perseguido pelo Gulf Porsche “rabo-longo” de Attwood/Müller, mas acabou conseguindo chegar duas voltas à frente. O recorde de distância que Marko/van Lennep bateram durou até 2010.

O Porsche 917K de Dr. Marko na clássica curva Dunlop

O Porsche 917K de Dr. Marko na clássica curva Dunlop

Os pilotos só saberiam sobre o chassis de magnésio anos depois. A festa após a vitória durou mais de oito horas, e van Lennep afirma que acordou no dia seguinte ainda vestindo o macacão de corrida. Se fosse o James Hunt, pode ter certeza que acordaria sem o macacão…

Referências:

Rui Amaral Jr: artigo sobre Helmut Marko

Pandini GP: artigo sobre o 917 no Museu da Porsche

Revista Motor Sport de julho de 2013: Especial Le Mans

Le Mans 1971 na Wikipedia

F1 Corradi: os mesmos Porsches “rabo-longo” e “rabo-curto”, foto em Spa

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Carlos Del Valle

Podcaster. Imerso em Fórmula 1. Nada mais lógico do que um podcast sobre Fórmula 1.

2 comentários

Helmut Marko: "Daniel Ricciardo não é um Canguru Perneta" | Podcast F1 Brasil · 25 de abril de 2014 às 19:37

[…] (Pausa: não deixe de ler nosso texto explicando “Por que o Dr. Helmut Marko é um cara foda“) […]

Max Verstappen Comparado a Ayrton Senna: Mas Já? - Podcast F1 Brasil · 25 de setembro de 2014 às 14:41

[…] quem ainda não conhece a história da vitória de Helmut Marko nas 24h de Le Mans em 1971, já escrevemos sobre isso aqui no PF1BR. Para conhecer mais sobre a mais mítica lenda das pistas, chamado Porsche 917K, recomendamos este […]

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