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Há cerca de 6 meses, tive uma ideia: “Por que não utilizar a boa influência da vida saudável dos pilotos da F1 no meu dia-a-dia?” E passei a pesquisar, estudar e implementar a rotina dos nossos heróis.

O Joshué Fusinato já escreveu um artigo nesse sentido aqui no Podcast F1 Brasil há algumas semanas e você pode ler aqui.

Claro, vale dizer que tudo na medida da minha realidade, afinal, não sou pago para correr pela Mercedes 🙁 Nem pela McLaren :´( e muito menos pela Red Bull.

Mark Webber Challenge

Saiba que para aguentar toda a força G, elevações na pista, horas de simuladores, climas desumanos, como os do Grande Prêmio da Malásia ou a exigência da concentração extrema como Cingapura, o piloto de F1 deve ser sim, um atleta completo.

Então, listo os dez hábitos que ajudam esses caras a atingirem o potencial extremo nas pistas e como você pode emulá-los na sua vida, tornando o seu físico melhor, sua saúde supimpa e qualidade de vida maraviwonderful!

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1. AO ACORDAR, TOME UMA GARRAFA DE ÁGUA ANTES DE QUALQUER COISA.

Assim que seus olhos abrirem, vá até a cozinha e tome uma garrafa de água. Importante, a água deve estar na temperatura ambiente e não gelada.

Esse hábito ajuda na ativação da musculatura e funcionamento do intestino, por isso que se diz que tomar água pela manhã tem efeito desintoxicante. Vale lembrar que é preciso também tomar de 2 a 3 litros de água por dia para ajudar a eliminação de impurezas pela urina.

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2. PRATIQUE ALGUM EXERCÍCIO FÍSICO JÁ PELA MANHÃ.

Isso é regra para todos os pilotos. Eles sempre começam o dia com algum exercício físico. A corrida, por exemplo, é um dos esportes mais populares da atualidade e não exige muito dinheiro investido.

Correr pela manhã, por exemplo, é mais interessante por ter uma temperatura mais amena. E além do mais, correr é um dos exercícios mais eficazes para o ser humano, como você pode ver nesse vídeo do canal Nerdologia.

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3. ACORDE CEDO

Eu sei, eu sei. Eu mesmo, fui um adepto dos horários noturnos durante muitos dias de minha vida. Até hoje, tenho que editar, esporadicamente, alguns vídeos na madrugada, mas acordar cedo te traz muitas vantagens.

Sua produtividade aumenta e o seu cansaço diminui, pois a sensação do dia pesado fica para trás, ao acordar. Vale dizer, que é importantíssimo ter, no mínimo, 7 horas de sono por noite e dormir no escuro para que seu nível de melatonina seja eficaz.

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4. ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE

Procure um nutricionista bacana e gente fina e se torne um cliente regular. Ter uma alimentação balanceada mudará totalmente seu físico, qualidade de pele/cabelos e acredite, até seu humor. Se você não tem tanto dinheiro, NO MOMENTO, use o app TecnoNutri que já ajudará você a escolher melhor seus alimentos.

Siga uma rotina alimentar personalizada para suas necessidades e adentre um mundo novo, onde, acredite, até o seu paladar irá agradecer.

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5. PRATIQUE YOGA 

A yoga é uma excelente forma de exercitar a resistência física aliada a concentração mental, assim como respiração. Nico Rosberg disse no ano passado, que não conseguia respirar dentro da Mercedes quando fazia curvas.

Isso, com certeza, influenciou no desempenho dele na pista, afinal, travar a respiração não é normal e afeta nossa cognição na hora de uma decisão rápida.

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6. PROCURE UMA BOA ACADEMIA E CRIE SÉRIES

Uma boa academia, com um bom instrutor é a pedida certa para aumentar a resistência física e a qualidade de vida. Não caia nessa da “busca do corpo perfeito”, mas sim na da rotina saudável.

O piloto de F1 precisa sim ter muita força para pisar em acelerador, freio e até para virar o volante em altas concentrações de gravidade, como uma Eau Rouge ou a famosa curva 1 na China.

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7. TENHA MOMENTOS DE LAZER

Saia com os amigos para dançar, comer, assistir um filme, jogar videogame…qualquer coisa que lhe faça feliz. É importante para a qualidade de vida, sentir-se bem, para quando voltar ao batente, poder render 100%.

O Instagram trouxe esse lado dos pilotos para bem próximo da gente. Eles estão sempre jantando fora, saindo com os amigos, indo a eventos interessantes e coisas do tipo. Lembre-se que se divertir é um dever seu para com sua saúde.

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8. SEJA RESILIENTE!

Resiliência é um conceito psicológico, emprestado da física, que define a capacidade que uma pessoa tem ao lidar com problemas, superá-los, resistir à pressões e não entrar em surto.

Não se importe muito com que as pessoas pensam de você, siga fazendo o seu trabalho e se você acredita que está no caminho certo, seja forte o bastante para perseguir sua felicidade e objetivos.

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9. JOGUE JOGOS DE REAÇÃO.

Os pilotos tem materiais próprios para esses treinamentos de reflexo que ajudam muito para evitar colisões e ajudar em ultrapassagens como todas que acontecem no templo de Suzuka.

A internet disponibiliza vários deles. O Reaction Time por exemplo, é um interessante, mas você também pode tentar o Human Benchmark, o Mathsisfun ou o Brain Age Games.

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10. FAÇA SEXO!

Geralmente, sempre fazemos piadinhas como crianças de 4 anos ouvindo a palavra “bunda” quando falamos de sexo, mas a verdade é que o ato sexual é um excelente exercício físico e uma sensacional forma de relaxar seu corpo como um todo, dos músculos ao cérebro.

Mas, pesquisas sempre mostram que as pessoas fazem menos sexo do que declaram em rodas de amigos. Mude essa realidade e melhore sua qualidade de vida. Sexo melhora a pele, alivia a TPM, melhora o sono, reduz consideravelmente o estresse, diminui os riscos de infarto, queima calorias, aumenta a imunidade e muito mais.

Claro, adeque essas dicas para seu dia-a-dia e, no fim do ano, vou querer saber se essas dicas melhoraram sua vida num post de feedback.

Um excelente dia para ti, diabo necessário.

Abraços velozes, Sérgio Siverly.

 

 

 

 


Sérgio Siverly

O menino que ficava em frente da tv com um prato fingindo ser um piloto nos anos 1990 e o diabo necessário por trás do Boteco F1 no YouTube. ;)

3 comentários

Fabiano Forte · 26 de março de 2015 às 8:17

Muito bacana! E eu adorei os Gifs! De qualquer forma, já deu para perceber que eu jamais terei o físico de um piloto de F1! ;P

Joshué Fusinato · 26 de março de 2015 às 9:36

Pois é… Vai ser difícil o resultado no meu post acontecer!

Anunciantes, se estão lendo isso… MEDIDA CERTA JOSHUÉ E SÉRGIO 2015!!!!!

Willian F. H Holtz · 24 de maio de 2019 às 2:57

Até a parte do sexo tava suave

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