Hoje eu iria estender o comentado no ótimo episódio lançado no último domingo, sobre a equipe Ferrari. Minhas elucubrações abordariam a primeira vitória da Scuderia em 1951, e como isso mudou o panorama da competição na época, afinal, foi a primeira vez que a Alfa Romeo foi batida, e isso mudou tudo.
Porém, estou com uma enxaqueca terrível, desde a manhã. E já é noite.
Então pensei em algo mais leve… algo que até mesmo alguém em um estado físico como o meu leria, teria alguns minutos de prazer e diversão, se esquecendo dos problemas.
Eis que resolvi listar algumas efemérides (patente pending) para vocês! Pequenas curiosidades sobre nosso amado esporte! URRA!!!!
Vamos aos eleitos. Você não vai acreditar!
1 – Um carro de F1 possui aproximadamente 80.000 componentes. Isso quer dizer que, se um carro estiver montado 99,9% corretamente, 80 peças estarão fora do lugar;
2 – É possível acelerar um carro de F1 até 160 Km/h e o frear de volta a 0 em quatro segundos;
3 – David Coulthard é daltônico. Um dos motivos pra ser mudado o sistema de largada teria sido o fato de ele ser daltônico. Diz a lenda que ele conseguia enxergar mais facil e/ou rapidamente a transição da luz vermelha pra verde;
4 – Jochen Rindt foi quem apelidou Bernie Ecclestone de… Bernie;
5 – Os caros da Toro Rosso são pintados a mão;
6 -Já perceberam que sempre tem um cara que grita “CHAMPAGNEEEEE” na cerimônia de pódio? O nome dele é Bob Constanduros, e ele desempenha a função de Mestre de cerimônias nos circuitos da F1 desde 1985;
7 – Sebastian Vettel e a Red Bull nasceram no mesmo ano – 1987;
8 – Mika Häkkinen era ginasta na adolescência, chegando inclusive a se apresentar em espetáculos circenses. Na adolescência, indeciso entre as carreiras de artista ou atleta da ginástica, escolheu ser piloto;
9 – Antonio e Alberto Ascari faleceram após quatro dias lutando contra os ferimentos de seus acidentes, ocorridos na saída de curvas à esquerda, deixando mulher e dois filhos, aos 36 anos de idade, no dia 26 de maio, de 1925 e 1955, respectivamente;
10 – Sergio Perez viveu quatro meses no restaurante do dono da sua equipe na Formula BMW, quando se mudou para a Europa;
11 – Alain Prost tinha o hábito de viajar de avião entre provas e testes vestindo uma camiseta do Mickey Mouse;
12 – Suzuka e Monza são os únicos circuitos da história da F1 cujo o traçado passa por cima de si mesmo (no caso de Monza, isso ocorreu apenas em 1955, 56, 60 e 61);
13 – O GP do Canadá de 1969 presenciou a úncia vez que um piloto foi desclassificado de uma corrida por ser lento demais. A proeza foi de Al Pease;
14 – Com 58 anos de idade, Luis Chiron foi o piloto mais velho a participar de uma prova de F1 – o GP de Mônaco de 1958;
15 – Um piloto chega a perder até 3Kg durante uma corrida;
16 – Fernando Alonso dirigiu o carro de Elisabetta Gregoraci, na cerimônia de casamento desta com Flavio Briatore;
17 – Mike Hawthorn, inglês campeão da temporada de 1958, corria ornado com uma gravata borboleta;
18 – O carros da F1 têm caixa preta, como em aviões, desde 1999;
19 – Fernando Alonso, Jenson Button e Felipe Massa subiram ao pódio em ambas as corridas em que Michael Schumacher se aposentou na F1 (GPs Brasil de 2006 e 2012);
20 – A Brawn GP foi a primeira equipe desde a Alfa Romeo, em 1950, a vencer seus dois primeiros Grandes Prêmios, além de ser o único time com 100% de aproveitamento na conquista do título de construtores;
21 – Juan Manuel Fangio, Mario Andretti, Niki Lauda, Alain Prost, Nigel Mansell e Kimi Räikkönen são os únicos pilotos que tiveram “anos sabáticos na F1 e voltaram a vencer Grandes Prêmios;
22 – Scuderia é um termo italiano antigo que se refere ao local onde se mantinham os cavalos de corrida;
23 – Uma equipe de F1 leva para às corrida aproximadamente 100 pares de fones de ouvido;
24 – O gesto de estourar a garrafa de champagne no pódio foi realizado pela primeira vez por Dan Gurney, nas 24 Horas de Le Mans de 1967;
25 – Jack Barbham é o único piloto a ser campeão em um carro próprio;
26 – Um fiscal de pista e um extintor de incêncio devem estar em ambos os lados da pista a cada 300 metros;
E por último…
27 – Durante um pit stop no GP do Brasil de 1983, o carro de Keke Rosberg pegou fogo. O finlandês saiu do carro desesperado quando o fogo já tinha sido extinguido pelos mecânicos, que gritaram para ele retornar ao carro. O motivo pelo qual Keke não voltou? O calor do fogo havia queimado… Seu bigode.
E aí? Gostaram? Comentem aí abaixo quais dessas efemérides fossem acharam mais curiosas.
Por que 27 efemérides? Porque 27 é um número clássico da F1, oras!
Grupo do Podcast F1 Brasil – Roda com Roda no Facebook
Faça parte da nossa Liga Conjunta no Bolão do GP Predictor: Podcast F1 Brasil e Boteco F1
Grupo do Podcast F1 Brasil – Roda com Roda no Facebook
Faça parte da nossa Liga Conjunta no Bolão do GP Predictor: Podcast F1 Brasil e Boteco F1
Curta nossa página no Facebook
Confira nossas camisetas de F1 na Gasolina Store
Siga-nos no Twitter e no Instagram
Estamos também na TuneIn Radio e no Stitcher, além do iTunes
Música podsafe / Creative Commons: Brother Love e American Heartbreak
Feed do Podcast F1 Brasil: http://feeds.feedburner.com/PodcastF1BrasilPodcast
17 comentários
Valesi · 13 de agosto de 2015 às 6:27
Muito bom. Informações que não podem faltar numa mesa de bar para impressionar a galera.
Joshué Fusinato · 13 de agosto de 2015 às 11:30
Valeu Valesi! ^^
Carlos Del Valle · 13 de agosto de 2015 às 7:50
Que parada sinistra essa da família Ascari…
Joshué Fusinato · 13 de agosto de 2015 às 11:28
É uma coincidência muito grande!
Eduardo Cesar Martins · 13 de agosto de 2015 às 9:39
Excelentes Efemérides, continuaria lendo mais 27 e mais 27 e assim por diante…
Joshué Fusinato · 13 de agosto de 2015 às 11:31
Quem sabe no futuro saiam mais posts desses. Gostei da brincadeira!
Paulo Figueiredo · 13 de agosto de 2015 às 10:04
Curiosidades sobre a F1 são sempre bem vindas!!!
Joshué Fusinato · 13 de agosto de 2015 às 11:29
Valeu Paulo!!!!!!
Jordan Bandeira · 13 de agosto de 2015 às 10:12
Vou ter o que conversar nesse fim de semana. 🙂
Congratulações, Joshué. Melhoras! 🙂
Joshué Fusinato · 13 de agosto de 2015 às 11:29
Satisfeito em ajudar, Jordan!
Rubens Gomes Passos Netto · 13 de agosto de 2015 às 11:58
Palmas… muito legal!!! A parada da família Ascari é sinistra mesmo!!!
A n.º 26 não existia em 1976?
“Bow ties are cool”
Joshué Fusinato · 14 de agosto de 2015 às 10:27
Possivelmente não existia em 1976 não… Até pq imagina a equipe que teria ao redor de um circuito de 25km!!!!!
Eu não sei se tenho auto confiança o suficiente pra usar uma gravata borboleta, mas se tu diz que elas são legais, eu acredito!
chrystian dias · 13 de agosto de 2015 às 18:27
de 0 a 160 e parar a 0 em 4s é fodastico
rubens.exe (@rubensGPnetto) · 13 de agosto de 2015 às 19:02
Isso excluindo o Fator Maldonado da equação, que tanto pode te lançar por mais 8s a frente como reduzir para 0,1s a sua freada!
Cristiano Seixas · 16 de agosto de 2015 às 22:04
Mandou bem mais vez Fusinato !!!
Joshué Fusinato · 17 de agosto de 2015 às 9:19
Valeu Cristiano! ^^
JV Flamenguista · 14 de janeiro de 2016 às 11:10
Fusinato deixou o grupo? O que houve? Teve briga com o Del Valle? Soco na cara? Rabo de arraia? Nos contem!!