Já temos barulho de motor! Bem, algumas equipes quase não fizeram barulho:

mal melbourne

Tópicos rápidos:

  • Muitos, inclusive Jenson Button, afirmam que a Mercedes está um segundo mais rápida do que o resto, tanto em ritmo de treino de classificação como de corrida.
  • Felipe Massa e a Williams estariam no bolo que se segue à Mercedes, incluindo Ferrari, Red Bull e McLaren
  • Ferrari começou bem. Alonso mais rápido que Kimi, mas Domenicali disse que havia um problema do carro do finlandês
  • Red Bull surpreendeu, com velocidade e consistência. Quem apostou que este 2014 seria um ano sem Vettel pode estar preocupado com seu dinheiro
  • A economia de combustível será importante na corrida. Melbourne é um circuito de alto consumo. Há risco de vermos um Mônaco 2013 (“buzão prateado”)
  • Sessão pesadelo para Lotus e Caterham, que perderam a sexta-feira quase toda (total de voltas): GRO 12, MAL 2, ERI 2, KOB 1
  • Pilotos que mais andaram na sexta-feira: BOT 65, VER 65, RIC 64, KVY 63, MAG 62, PER 60, BUT 56, HUL 56, VET 51, RAI 51, MAS 50, SUT 49, ALO 48, ROS 48, HAM 37
  • Por mais que Mercedes seja rápida, nada está garantido. Hamilton perdeu a primeira sessão de sexta, com o carro desligando logo no início.

TEMPOS:

fp2


Carlos Del Valle

Podcaster. Imerso em Fórmula 1. Nada mais lógico do que um podcast sobre Fórmula 1.

4 comentários

Joshué Fusinato (@fusinato) · 14 de março de 2014 às 13:08

Finalmente! Quem não estava contando nos dedos?!

Não vi o segundo treino, mas as minhas impressões foram as seguintes:

Achei que me doeu menos nos olhos as mudanças aerodinâmicas atuais do que as de 2009. Aquelas asas dianteiras enormes e asas traseiras estreitíssimas eram mais estranhas aos olhos que os carros atuais.

Um detalhe interessante é que as cabeças dos pilotos parecem um pouco menos protegidas na parte da frente. Até o ano passado era muito difícil de se conseguir ver a parte do queixo do capacete, e agora é bem mais fácil. Dá pra perceber claramente nos carros da Ferrari isso: ano passado mal dava pra ver o grafismo da parte da frente do capacete do Alonso.

O carro mais bonito da temporada é realmente da Williams.

Os roncos são legais! E dá pra perceber a montadora do motor apenas pelo ronco! Os Ferrari são mais agudos, os Mercedes mais graves e com o som a válvula de exaustão do turbo mais presente nas frenagens, os Renault mais abafados… Não vai ser difícil de se acostumar.

Não ouvi ninguém comentando, mas a Toro Rosso na primeira saída estava com aquela tinta verde para verificação de passagem do ar pelo carro.

A Red Bull não tá morta e a Sauber não é tão boa quanto bonita. em compensação a Lotus… Jesus!

Nos falamos no treino, pelo Twitter amigos!

    Sérgio Siverly · 14 de março de 2014 às 17:03

    Fala, Joshué!

    Eu achei os carros mais “finos” também, um dos motivos do alto índice de oversteer. Na chuva, isso será um tremendo desafio para os pilotos. Imagina chuva em Suzuka com os carros assim. Eu reparei isso da célula de sobrevivência também com uma volta do Bottas. Achei que tinha sido impressão minha, mas reparei que dava para ver mais do piloto no cockpit. Como você reparou, não foi só uma impressão. 🙂

    O carro da Williams é lindo e a melhor “maquiagem” do bico é da Red Bull, com certeza. Esse som do motor será uma polêmica. Muitos gostaram, outros odiaram. Eu, particularmente, gosto do momento de desaceleração. É muito legal ouvir os silvos do turbo. A Sauber parece ser a “nanica que não deveria estar ali” do ano e a Lotus, se não melhorar, será um ano vexatório e chego a dizer, que se ficar o ano inteiro assim, veremos a Renault de volta como equipe em 2015.

    Nos treinos, estaremos lá.

GEcKoDriver · 14 de março de 2014 às 14:16

Também não vi a segunda, mas uma coisa me incomodou bastante. Cadê o ronco dos motores? Em alta rotação, eles somem mais ainda… o jeito é a FIA colocar playback dos motores antigos na transmissão senão vou acabar dormindo no meio da corrida, rs

    Sérgio Siverly · 14 de março de 2014 às 17:07

    Uma hora, vamos nos acostumar. Se você ouvir com mais atenção, começará a ver uma diferença entre os motores, como o Joshué disse acima. 😉

Deixe seu Comentário