07Saudações, amigos petrolheads e headbangers!  Hoje é dia da nossa coluna semanal sobre Metal, e estamos continuando nossa minissérie sobre funk metal / groove metal. Um gênero que até metade dos anos 80 era sinônimo de temas nórdicos e letras góticas passou por uma transformação espetacular, recebendo uma afluência dos ritmos quebrados e dançantes da black music.

A banda de hoje, para os mais jovens, parece não ter nada de Metal. Os Red Hot Chili Peppers hoje em dia são sinônimo de estádios lotados e de um competente rock alternativo com um sabor pop irresistível. Mas nem sempre foi assim: os primeiros discos eram repletos de rebeldia e maluquice, numa mistura que na época era inusitada. Um bom exemplo é “Fight Like a Brave”, uma síntese do funk metal dos anos 80. Ela faz parte do álbum de 1987 que tem o singelo nome de Uplift Mofo Party Plan. Esse álbum foi o último com a formação “clássica” dos Chili Peppers (Kiedis, Flea, Hillel Slovak, Jack Irons):

O álbum com o qual as Pimentonas Malaguetas estouraram de vez foi Blood Sugar Sex Magik, que como exemplar mais pesado traz “Suck My Kiss”. Esse é o primeiro álbum da formação “premium” dos Chili Peppers, na minha opinião a melhor de todas (Kiedis/Flea/John Frusciante/Chad Smith):

O álbum seguinte, One Hot Minute, traz a sombria “Warp”, em que Anthony Kiedis (mais uma vez) visita suas próprias profundezas corroídas pela dependência química. O mago Frusciante estava fora de combate e foi substituído nesse disco por Dave Navarro:

A partir do disco Californication, a banda continuou com um nível altíssimo, porém cada vez mais distante daquilo que se convencionou chamar “funk metal”. Tanto Californication como By the Way e Stadium Arcadium são álbuns excelentes, suculentos e altamente recomendáveis, apesar de não estrelarem neste espaço metálico. Os três contam novamente com o sempre inspiradíssimo Frusciante.

Um abraço meus amigos, e até a próxima Terça Metal!

Link para: Todos os artigos da série Terça Metal

GASOLINA-STORE-BANNER-JPEG

Grupo do Podcast F1 Brasil – Roda com Roda no Facebook

Curta nossa página no Facebook

Confira nossas camisetas de F1 na Gasolina Store

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Estamos também na TuneIn Radio e no Stitcher, além do iTunes

Música podsafe / Creative Commons: Brother Love e American Heartbreak

Feed do Podcast F1 Brasil: http://feeds.feedburner.com/PodcastF1BrasilPodcast

 


Carlos Del Valle

Podcaster. Imerso em Fórmula 1. Nada mais lógico do que um podcast sobre Fórmula 1.

1 comentário

Jordan Bandeira · 14 de outubro de 2015 às 8:58

O Blood Sugar Sex Magik é um dos melhores discos da história do rock . Esse álbum, além dos hits, tem muitas “jóias” escondidas. A primeira faixa “The Power of Equality”, a faixa-título (eu amo o riff dessa música) e a, digamos, obscena, “Sir Psycho Sexy”.

Valeu por mais uma terça metal, Delvas.

Deixe seu Comentário